Não é novidade que as soluções DIY têm invadido a cena nupcial nos últimos anos. Isso porque essa técnica rende a combinação perfeita para produções incríveis a baixo custo com o máximo de originalidade: desde os convites de casamento até os arranjos de flores, os noivos podem inserir sua personalidade em cada detalhe do grande dia. As lembrancinhas de casamento nesse caso, são as preferidas na hora de botar a mão na massa, já que nelas os noivos podem demonstrar o carinho e gratidão para agradecerem a presença de pessoas tão especiais. Se vocês também acreditam no encanto das produções caseiras, vão adorar as ideias de DIY para lembrancinhas de casamento que explicamos abaixo:

1. Minigarrafas com sua bebida preferida

Perfeita para os noivos apreciadores de alguma bebida alcoólica. O toque original fica por conta do rótulo, que pode ser personalizado com as informações da data especial e algumas frases curtas de amor.

2. Mudinhas de amor

Têm sido presença garantida nas celebrações que contam com uma decoração de casamento rústico. Presentear os convidados com uma mudinha de tempero, suculentas, cactos ou outra plantinha pequena, pode ser uma linda representação da ideia de que o amor deve ser cultivado com carinho para crescer lindo e saudável! Para dar o originalidade e criatividade ao arranjo, basta personalizar os vazinhos ou desenvolver plaquinhas para deixar uma mensagem.

3. Conservas exclusivas

Que tal presentear os seus convidados com uma conserva de pimenta ou azeite aromatizado? Uma lembrancinha de casamento diferente e saborosa que demonstra o tempero especial que seus convidados trouxeram à sua celebração!

4. Comida no potinho

Para os amantes da gastronomia, não há melhor oportunidade que essa para presentear pessoas queridas com uma demonstração do seu dom culinário. Biscoitinhos, sobremesas, bombons, geleias, docinhos… São inúmeras as opções de comidinhas caseiras que podem se transformar em uma deliciosa lembrancinha e ir para casa dos convidados dentro de um potinho charmoso.

5. Saquinhos de tecido personalizados

Sucesso garantido já que apresentam inúmeras utilidades, e melhor ainda se contarem com uma linda estampa personalizada e exclusiva do casal. Um brasão com o nome dos noivos ou um desenho que recorde o grande dia são ótimas ideias que rendem resultados encantadores e românticos.

6. Aroma da memória

Nada mais pessoal que uma essência perfumada feita pelos noivos. Um sabonete, aromatizador de ambientes ou uma vela perfumada podem ser lembrancinhas de casamento baratas além de serem super gostosas de se produzir – ainda mais se forem feitos na companhia do amor da sua vida!

7. Xícaras personalizadas

Objetos simples e pequenos como uma xícara, são super simples e fáceis de decorar. Com caneta Poska ou tinta apropriada você personalizar esses objetos em instantes, e tranformar lembrancinhas de casamento simples em presentinhos super fofos e originais.

8. Leque de papel

Além de práticos para as celebrações que acontecem no verão, são bem econômicos e fáceis de fazer (só precisa de um palito de sorvete, um papel mais durinho e sua criatividade para escolher o formato e o conteúdo desse agradinho). O melhor de tudo é que você pode produzi-los do jeitinho que quiser, fazendo uso de detalhes decorativos originais, como ilustrações, recortes e materiais diferenciados – por isso não deixe para fazê-los de última hora!

9. Caderninhos feitos à mão

Um chumaço de papel, uma linha e uma canetinha é tudo o que você vai precisar para realizar esse surpreendente presentinho. A capa deve ser feita em um papel mais grosso e pode levar ilustrações com os detalhes do dia tão inesquecível. Se quiser ainda mais praticidade sem perder a originalide, podem comprar pequenos cadernos prontos bem simples e personalizá-los com tecido ou papel revestindo a capa.

10. Embalagens originais

Finalmente, a opção ideal para quem não dispõe de tanto tempo (ou paciência) é mesclar as soluções feitas em casa com produtos industriais ou terceirizados. Nesse caso, a solução mais eficiente é personalizar as embalagens, já que é uma atividade fácil mas que pode render resultados incríveis. O melhor é que hoje em dia, assim como os bolos de casamento, existem opções para todos os estilos: tecidos florais para as românticas, tule para as clássicas, juta para as rústicas, papel craft para as hipsters…