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A taxa é um valor geralmente pago na concessão da Franquia, que se refere ao direito de fazer parte da rede e acessar todo o know-how desenvolvido pela franqueadora, bem como uso da marca. A taxa está ligada à orientação e capacitação iniciais para que o franqueado possa ser bem sucedido na implantação de sua unidade. De forma geral, o mercado apresenta taxas diversas e, em alguns casos, sem padrões de comparação entre os negócios, em função de expectativas de investimento e retornos previstos diferenciados. O ponto crítico para avaliação refere-se à viabilidade de negócio sob os aspectos econômico-financeiros, ou seja, o lucro esperado de acordo com o modelo de negócios e a rentabilidade desejada. Uma das premissas fundamentais do sistema de franquias está baseada na lógica do investidor obter o retorno de seu investimento em prazos adequados para a realidade econômica do país e para o seu apetite com relação aos riscos. Para isso, o candidato a franqueado deverá pedir orientações de vários cenários para as unidades de franquias desejadas, ou seja, as simulações financeiras do negócio. A taxa de franquia é somente mais um dos diversos gastos que ocorrerão no processo de investimento do negócio franqueado e, em geral, recomenda-se que esse valor da taxa de franquia não ultrapasse o limite de 10% a 20% do total previsto para investimento.

 

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